-
Arquitetos: As Arquitectura + Diseño
- Área: 336 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:César Béjar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma casa de aproximadamente 340 m2 localizada no conjunto Aldea Zamá em Tulum, México. O projeto prioriza a integração entre exterior/interior, através da criação de pátios que articulam os espaços permitindo que as vistas fluam através deles em direção ao restante do terreno que, por sua vez, conserva a vegetação nativa.
A localização dos componentes do programa responde à conservação da vegetação preexistente, utilizando as áreas com menos vegetação para desenvolver os espaços cobertos e formando os diferentes pátios ao redor dos grupos de árvores como elemento articulador.
A busca pela fluidez dos espaços internos se dá a partir da abertura de todos eles para os pátios, sem paredes que impeçam a vista, integrando o exterior com o interior e vice-versa, criando espaços virtualmente maiores, mais iluminados e com ventilação natural, onde todos os espaços da casa desfrutam da vista para o exterior; essas condições também permitem reduzir o consumo de energia elétrica.
Formalmente, o projeto é concebido como dois volumes flutuando sobre os muros de divisa lateral, esses corpos correspondem aos quartos que abraçam um grupo de árvores significativas e formam os pátios que conectam os espaços públicos. Esses volumes elevados fazem com que a área social no térreo possua vistas para a vegetação existente. No andar superior, os volumes dos quartos se conectam por um corredor externo, o que gera um percurso em contato com a vegetação existente.
Por outro lado, para os acabamentos, foram utilizados materiais da região, como madeira, o bahareque e a pedra assentada de maneira artesanal, os quais contrastam com o aço da estrutura que confere um aspecto contemporâneo dentro da vegetação. Também são utilizados rebocos combinados com a resina da árvore de chukum, que além de ter propriedades impermeáveis, dialoga com os elementos preexistentes no terreno e proporciona naturalmente uma coloração quente ao projeto.
A casa proporciona ao usuário uma sensação de conforto através do manejo da luz e do contato com a natureza, o que permite melhorar a qualidade de vida dos moradores. A proposta arquitetônica faz com que a vegetação seja a protagonista do projeto e que o conjunto se mimetize perfeitamente com o contexto.